Vinho fino supera todo 2019 Apesar de julho ter registrado uma queda de 33,04% nas vendas sobre igual mês do ano passado, a comercialização de vinhos finos brasileiros de janeiro a julho de 2021 já supera o volume comercializado nos 12 meses de 2019. De 15,4 milhões de litros em todo ano retrasado, o setor comemora um salto para 17,8 milhões de litros nos sete primeiros meses deste ano. Já o acumulado nos sete meses de 2020, de 14,6 milhões de litros, passou para 17,8 milhões de litros este ano, um aumento de 21,76%. A expectativa do setor é que a velocidade das vendas no mercado interno seja retomada, mantendo o bom momento vivido pelo vinho brasileiro até junho. Para o presidente da Uvibra, Deunir Argenta, os dados mostram um avanço histórico, porém não determinante. "O brasileiro está degustando mais vinho e isso é muito bom. O mercado é plural, está abastecido por múltiplas marcas e estilos e as experiências são ilimitadas. Essa evolução é muito positiva, mas não conseguimos acompanhar o desempenho do ano passado", destaca. Os 3,8 milhões de litros de vinhos finos distribuídos no mercado interno em julho de 2020 caíram para 2,5 milhões no mesmo mês deste ano. Mas, julho, historicamente um dos tradicionais na venda de vinhos finos, registrou melhor desempenho percentual de vendas para os espumantes brasileiros do tipo brut com um incremento de 37,09% sobre igual mês de 2020, o que significa que a indústria abastece o varejo com produtos do verão.
Incluída em: 02/09/2021 - 17:00
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