As lacunas do aprendizado O retorno às salas de aula em tempos de pandemia passa pela superação de diversos desafios como a estruturação física das escolas, a preparação dos professores para lidar com a nova realidade e a readaptação dos alunos à rotina escolar. Há, entretanto, um outro ponto a ser tratado: como saber o que os alunos aprenderam - ou não - durante o ensino remoto e, então, dar continuidade ao aprendizado? Redes de ensino como a da cidade de São Paulo e as dos estados do Rio e do Maranhão anunciaram medidas para atenuar o que já consideram um problema. No Maranhão, o secretário Felipe Camarão declarou que o estado realizará avaliações diagnósticas sobre o aprendizado de todos alunos de forma remota e, quando voltarem aos bancos escolares, haverá outra prova presencial. "Temos escolas que conseguiram continuar de forma remota rapidamente e outras que estavam paradas durante oito meses porque os alunos não tinham infraestrutura para assistir às aulas. Existe uma desigualdade e ela se acentuou. Não podemos continuar o ensino às cegas. É muito tempo já. Nós precisamos ter um norte", afirma Camarão. Segundo ele, os alunos que estavam sem infraestrutura passaram a receber equipamentos do governo.
Incluída em: 06/08/2020 - 09:29
Voltar
|