Crise ajuda o vinho nacional Sem idas a restaurantes, festas ou àquela lojinha de bebidas do bairro, os brasileiros passaram a consumir mais vinho em casa. As medidas de distanciamento social para conter o avanço da pandemia estão impulsionando em especial as vendas da produção nacional por meio do comércio eletrônico e até mesmo pelo WhatsApp. Muitas vinícolas dispensaram intermediários e criaram canais para o consumidor encomendar a bebida diretamente da fonte, com a comodidade de receber as garrafas em domicílio por preços convidativos. Em abril, a venda total de vinhos finos e espumantes nacionais subiu 9,6% na comparação com março, embora tenha ficado 9,5% abaixo do registrado em abril de 2019, segundo dados da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), com estabelecimentos comerciais fechados. Separadas as categorias, os vinhos saltaram 30% na comparação anual, mas os espumantes tombaram 59%. "De um lado, perdemos vendas em hotéis, bares, restaurantes e, principalmente no caso do espumante, para festas e eventos. Mas ganhamos nos supermercados. E as vendas on-line feitas diretamente pelas vinícolas ao consumidor subiram 80% nos últimos dois meses em relação a igual período de 2019", conta Deunir Luís Argento, presidente da Uvibra e à frente da vinícola Luís Argento, em Flores da Cunha (RS).
Incluída em: 31/05/2020 - 18:07
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