A inflação do Dia das Mães 21 Levantamento realizado a partir de 32 produtos e serviços do Índice de Preços ao Consumidor (IPC/FGV) indicou que os presentes e os serviços mais procurados para o Dia das Mães subiram em média 4,1%, nos últimos 12 meses. O percentual ficou abaixo da inflação apurada para o mesmo período em 2020, que foi de 6,71%. A pesquisa também mostrou que a inflação dos serviços subiu 4,89%, sendo a alta puxada pelas passagens aéreas, cujos preços avançaram 26,09%. Também na cesta de serviços, restaurantes (3,82%), salões de beleza (3,21%) e academias (2,06%) sofreram aumentos, mas abaixo da inflação geral. As atrações culturais, por motivo da inatividade gerada pela pandemia, ficaram com seus preços estáveis: cinemas (0%), shows (0%) e teatros (0%). A atual condição sanitária vem reduzindo a demanda para o setor turístico-hoteleiro, que reflete tal condição em seus preços: excursões e tours (-0,28%) e hotéis (-1,77%). O pesquisador do FGV IBRE Matheus Peçanha avalia que os custos tiveram um papel importante nessa dinâmica. "A inflação de custos foi a tônica da elevação de preços da cesta".
Incluída em: 08/05/2021 - 19:58
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